Manometria Anorretal

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

A manometria anorretal é um procedimento indicado para a avaliação de pacientes com constipação ou incontinência fecal, medindo a pressão dos músculos dos esfíncteres anais, a sensação no reto e os reflexos neurais necessários na execução dos movimentos do intestino.

O exame é realizado sem sedação, com o paciente deitado de lado. É inserida no reto uma sonda de baixo calibre com um balão na extremidade, que pode ser inflado durante o procedimento. Ao paciente é solicitado a realização de alguns movimentos, como esforço para evacuar ou “apertar” o músculo, enquanto a pressão do esfíncter é medida.

Teste do balão

Um pequeno balão é inserido no reto e inflado com água. Ao paciente cabe a tentativa de expelir esse balão. Neste exame leva-se em conta o tempo necessário para a expulsão do balão, que, se demorada, indica disfunção na área anorretal.

Importante: o músculo do esfíncter anal fraco ou a sensibilidade do reto diminuída ajudam a contribuir para a incontinência fecal. Se estas anormalidades estão presentes, elas podem ser tratadas.


Com informações da SBPC