Consulta Coloproctológica

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

O coloproctologista é quem cuida das doenças do intestino (cólon), reto e ânus. Entre as doenças mais comuns tratadas por esta especialidade estão: hemorroidas e incontinência anal; fissuras anais; câncer no intestino grosso e no reto; doença de Crohn; inflamações, como diverticulite e retocolite; infecções intestinais; tumores; diarreia ou constipação crônica; síndrome do intestino irritável; pólipos, fístulas e abscessos; doenças sexualmente transmissíveis no reto e ânus.

Atualmente, com o avanço tecnológico, há uma vasta opção de técnicas modernas e pouco invasivas para a realização de exames. Um coloproctologista sempre deve ser procurado quando houver presença dos seguintes sintomas: dificuldade para evacuar; constipação intestinal; diarreia persistente por mais de 3 semanas; dor e cólica frequentes na região abdominal; sangramento anal; qualquer alteração no funcionamento do intestino; histórico de câncer intestinal ou retal na família.

Importante: nem sempre o exame de toque retal faz parte da consulta. Ele só será feito caso o especialista ache necessário e desde que não traga nenhum tipo de desconforto ou dor ao paciente,  como pode acontecer em caso de fissura anal, por exemplo. Ainda, o exame de toque é dispensando caso haja a necessidade de uma colonoscopia já que, durante o exame, a região é analisada enquanto o paciente encontra-se sedado.