Colonoscopia

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

A colonoscopia é um dos principais aliados na prevenção do câncer colorretal. O exame avalia o revestimento interno do intestino grosso e permite a coleta de material para exame histológico e também a remoção de pólipos (polipectomia) quando existirem.

A maioria dos casos de câncer de intestino é originada a partir de lesões benignas (pólipos) que, com o passar dos anos, se transformam em malignas. A realização da polipectomia antes que essas modificações ocorram é capaz de prevenir a ocorrência de câncer no intestino grosso.

Como é realizada a colonoscopia?

O paciente deve passar por um preparo orientado pelo médico, o que inclui uma dieta livre de fibras, além da ingestão de medicamentos laxantes para que se dê o esvaziamento e limpeza total do intestino. O exame pode ser realizado em ambiente hospitalar ou ambiente ambulatorial seguro, com a presença de um anestesiologista para manter o paciente sedado durante todo o procedimento a fim de evitar dores ou desconfortos.

O exame é feito com um equipamento chamado colonoscópio, que capta imagens em tempo real, percorrendo toda a extensão do intestino grosso. Caso o médico encontre lesões durante esse trajeto, ele a removerá e encaminhará para estudo histopatológico.

Quem deve fazer o exame?

Pessoas com 50 anos ou mais ou com baixo risco devem repetir o exame a cada cinco anos. Essa periodicidade muda de acordo com o perfil de cada paciente. Indivíduos com histórico familiar e predispostos ao câncer devem fazer com maior frequência, determinada pelo médico e baseada nos resultados de exames interiores.

Importante: este exame apresenta maiores complexidades quando comparado a outros tipos de procedimento. Por isso, é fundamental a realização com uma equipe de confiança e em ambiente seguro. Procure sempre por um especialista membro da SBCP.

LEIA TAMBÉM:

Saiba mais sobre o Câncer Colorretal e sintomas

Saiba mais sobre Pólipos Intestinais e Sintomas

Com informações da SBPC