Sangramento Anal

O sangramento anal pode ser consequência de diversos fatores, mas a fonte de maior causa é a hemorroida. Neste caso, os vasos que se dilatam podem ser feridos na passagem das fezes, provocando pequenos cortes levando ao sangramento. Há diferença entre o sangramento que surge na região anal e o presente nas fezes.

O sangramento anal é de coloração vermelho vivo, em geral observado pela pessoa ao se limpar com papel higiênico ou mesmo no vaso sanitário. O sangramento que vem misturado com as fezes, geralmente tem uma coloração mais escurecida e pode ter outras causas localizadas na partes superiores do cólon ou intestino delgado. Dor no reto, tontura, febre, dor ou inchaço estomacal, náusea ou vômito, perda de peso recente, diarreia, dificuldade ou incapacidade de defecar e escoamento involuntário das fezes são sintomas que podem aparecer junto com o sangramento.

Sintomas comuns do sangramento retal incluem dor no reto, sangue vermelho vivo nas fezes, mudança na cor das fezes para escura ou vermelha, confusão, tontura, e desmaio. Sangramento retal deve sempre ser avaliado por um médico.