Prolapso Retal

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

Prolapso retal é o extravasamento de parte do intestino para fora do organismo pelo ânus, deixando parte do reto para fora. Ele se manifesta em dois tipos: total ou superficial (neste o comprometimento pode ser circunferencial ou de apenas uma parte da mucosa).

Mais frequente em mulheres, atinge também crianças. Entre as causas mais comuns estão: constipação, doenças neurológicas, parto ou trauma, redundância do intestino grosso, fraqueza muscular anal, cirurgias anais e intestinais, alterações anatômicas. Entre as crianças são fatores de risco: diarreia, constipação, esforço para urinar, tosse, vômitos, desnutrição, fibrose cística, espinha bífida e mielomeningocele.

Entre os sintomas, o principal é o prolapso por si, além de prisão de ventre, incontinência fecal, sangramento e corrimento/muco. Geralmente as crianças, com o crescimento, acabam tendo a cura espontaneamente. É importante alertar que o prolapso retal não deve ser confundido com hemorroidas. No caso do prolapso retal, a parte final do intestino pode ser vista fora do corpo pelo ânus.


LEIA TAMBÉM:

Tratamento para Prolapso Retal

Com informações da SBPC