Fissura Anal (Típicas e Atípicas)

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

A fissura anal se caracteriza por um corte ou ruptura do revestimento do canal anal. Essa doença é comum, atinge homens e mulheres de qualquer idade, sendo mais frequente entre os adultos jovens. Por apresentar sintomas como dor e sangramento é, muitas vezes, confundida com hemorroida.

A fissura anal pode ser aguda ou crônica: quando aguda a dor pode ser intensa e levar a dificuldade para evacuar ou bloqueio da defecação. Na crônica há infecção, podendo levar a abscesso anal. Entre as causas mais comuns estão: defecar fezes grandes ou duras e ressecadas, prisão de ventre e esforço durante as evacuações, diarreia, sexo anal, inflamação da área retal causada pela doença de Crohn ou outra doença inflamatória do intestino.

O pós-operatório de cirurgias da região anal pode também contribuir para o aparecimento de fissura anal. Entre os principais sintomas estão: dor na região anal, durante e após as evacuações, acompanhado de sangramento que pode ser visível no vaso sanitário, coceira e inchaço.


LEIA TAMBÉM:

Tratamento para Fissura Anal

Com informações da SBPC