Condiloma Anal

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

O condiloma, conhecido também como verruga genital, é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) causada pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, geralmente surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.

Além de relações sexuais sem proteção, o compartilhamento de roupas íntimas, toalhas, vasos sanitários, banheiras, saunas e instrumentos ginecológicos e sexuais favorecem a transmissão do vírus da mesma forma. Ainda, mulheres grávidas contaminadas podem transmitir o HPV à criança pela corrente sanguínea e pelo leite materno.

Nem sempre este vírus, que é bem comum, apresenta sintomas, no entanto, ele é o principal causador de câncer no colo do útero e no ânus. Um dos sinais mais comuns é a coceira, podendo apresentar também sangramento e, mais raramente, dor. O mais provável é que o próprio paciente perceba as verrugas durante a higiene. Entretanto, algumas lesões são muito planas, rasas e não elevadas, difíceis de serem notadas pelo paciente, como quando surgem dentro do canal anal ou vaginal, por exemplo.


LEIA TAMBÉM:

Tratamento para Condiloma Anal

Com informações da SBPC