Cisto Pilonidal

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

O cisto pilonidal (ninho de pelos) é uma lesão que ocorre habitualmente na parte superior da prega que divide as nádegas, logo acima do ânus. É um problema crônico que gera desconforto e surge, principalmente, entre os 17 e 30 anos em homens e mulheres. Ele pode se apresentar de várias formas como: abscessos, orifícios que eliminam pus (fístulas), tecido morto (necrose) e espaços e túneis debaixo da pele. Se não for tratado de forma adequada, não cicatriza.

Geralmente a lesão está associada ao início do aparecimento de pelos que vão penetrando entre as nádegas na região próxima ao sacro e ao cóccix. Outros fatores de risco importantes são traumas na região do cóccix, atividades profissionais ou esportes que requerem muito tempo sentado, obesidade e excesso de pelos na região do cóccix.

Os primeiros sinais estão no surgimento de abscesso, que pode necessitar de cirurgia para drenagem. Há casos de pequenos cistos que não se infectam e, portanto, permanecem assintomáticos por muito tempo. Na fase crônica, restam persistentes orifícios que eliminam secreções, mostrando sinais de inflamação crônica, associados à vermelhidão e dor.


LEIA TAMBÉM:

Tratamento para Cisto Pilonidal