Câncer Colorretal (Câncer de Intestino)

O câncer colorretal se caracteriza pela presença de tumores malignos que podem comprometer todo o intestino grosso (cólon) e o reto. Atinge homens e mulheres e é o fator mais comum para o surgimento de câncer do aparelho digestivo.

Estão entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento deste câncer: dieta rica em carnes vermelhas, processadas (salsichas, mortadelas, etc…) e gorduras, sedentarismo, obesidade, tabagismo, alcoolismo e ocorrência de câncer colorretal em familiares de primeiro e segundo graus e as síndromes hereditárias.

Algumas doenças representam fator de risco para o desenvolvimento do câncer de intestino, como as doenças inflamatórias do cólon: a “retocolite ulcerativa” e a “doença de Crohn”, em especial. Ainda, entre as condições genéticas familiares destacam-se a Polipose Adenomatosa Familiar e o Câncer Colorretal Hereditário sem polipose (HNPCC).

O principal sintoma deste tipo de câncer é o sangramento ao evacuar, mas há outros sinais que possam apontar para um tumor, como: anemia sem causa aparente (principalmente em pessoas com mais de 50 anos), diarreia ou intestino preso, desconforto abdominal com gases ou cólicas, permanência da vontade de evacuar mesmo após a evacuação, fraqueza, emagrecimento intenso inexplicado, fezes pastosas e escuras, entre outros.